Antes de falarmos sobre o que são jogos em blockchain, vamos entender como a indústria de games tradicional funciona.

 

A INDÚSTRIA DE JOGOS TRADICIONAIS:

 

Desde sempre a grande maioria dos jogos online segue um modelo centralizado. Em outras palavras, podemos dizer que todos os dados relacionados ao jogo e jogadores são armazenados em um servidor controlado pelos administradores, assim como funciona com as grandes empresas como Google, Facebook, Amazon etc.

Estes dados incluem informações da conta e o histórico dos jogadores, que armazena os eventos e “ativos” do jogo (como conquistas, colecionáveis, itens e dinheiro virtual).

Como este banco de dados pertence a uma única empresa, os jogadores na verdade não possuem a propriedade real dos seus personagens, contas e itens. Por isso a palavra “ativos” apareceu propositalmente entre aspas no parágrafo anterior.

Os jogadores e usuários deste sistema na verdade não possuem nada, e além disso, não vamos esquecer que servidores centralizados apresentam muitas limitações e vulnerabilidades, como falhas técnicas, ataques hackers, banimento injusto de contas, falta de transparência ou manipulação da economia dos jogos.

Fica fácil perceber que o poder está nas mãos das empresas de jogos e não na comunidade. Mas para nossa alegria, este modelo centralizado está com os dias contados. A tecnologia blockchain veio para revolucionar o mundo dos games, eliminar estes problemas e fornecer o real poder aos jogadores.

 

 

E COMO FUNCIONAM OS JOGOS EM BLOCKCHAIN?

 

O conceito de jogos em blockchain é bem simples. As informações são armazenadas em uma cadeia de blocos de dados. Cada bloco contém uma espécie de assinatura digital criptografada chamada hash, que funciona basicamente como uma impressão biométrica, só que de forma anônima. Quando um novo bloco é criado, além de ter uma hash própria, ele carrega a hash do bloco anterior. Daí, então, o nome Blockchain (ou cadeia de blocos) Já que isso acontece sucessivamente, tornando impossível a quebra da criptografia de um único bloco.

Agora a parte mais importante é que as transações em uma Blockchain são validadas e confirmadas por uma rede de computadores descentralizada, onde qualquer pessoa pode fazer o papel de validador ou minerador. Isso significa que o poder dos dados não está mais nas mãos de uma organização única como explicado acima. Em vez disso, muitos computadores em todo o mundo contribuem para essa rede, e esses computadores (chamados de nós ou mineradores) ganham recompensas por suas contribuições. Portanto, fica fácil perceber que uma única pessoa não pode alterar, desligar ou hackear a rede.

O sistema de Blockchain foi inventado em 2009 com a criação do Bitcoin pelo pseudônimo Satoshi Nakamoto, que nunca teve sua identidade revelada. No entanto, alguns anos depois, foram criadas redes de blockchain programáveis, onde era possível desenvolver aplicativos descentralizados. É nesse contexto que surge a rede Ethereum, que larga na frente quando se fala do mercado de jogos Blockchain. Podemos citar ainda o Flow, Wax, EOS e Tron, entre outras, como projetos que utilizam essa tecnologia.

Como este banco de dados distribuído em um sistema baseado em blockchain é possível verificar e proteger todos os tipos de dados digitais, incluindo histórico dos jogos, itens digitais e ativos chamados tokenizados. Dessa forma, cada jogador pode ter controle total sobre suas contas e ativos digitais e pode negociar esses ativos a qualquer momento.

Os Jogos Blockchain, também chamados de Jogos NFT chegaram para revolucionar o Mercado milionário dos games, tornando o que era só brincadeira em diversão monetizada. A ideia é tirar o poder das empresas e entrega-la aos jogadores. Jogos como Axie Infinity, Alien Worlds e RPlanet, são exemplos que já funcionam com milhares de jogadores e distribuem recompensas reais em dinheiro!

 

 

UMA PAUSA PRA VOCÊ SABER O QUE É NFT:

Um NFT (Non Fungible Token) é um token não-fungível, que pode ser interpretado como um selo que não pode ser substituído. É algo único e, por esse motivo, tem uma autenticidade que nenhum outro produto conseguirá obter. Em comparação, uma token fungível tem o mesmo valor a cada unidade determinada.

Para exemplificar, uma nota de cem reais tem sempre o mesmo valor de outra nota de cem reais, ou 2 de cinquenta, ou 5 de vinte reais. Uma unidade de Bitcoin tem sempre o mesmo valor de outra unidade de Bitcoin, o que também é valido para a unidade do Ethereum ou outra moeda qualquer, seja ela digital ou não. Estes são exemplos de tokens fungíveis.

Agora duas obras de arte diferentes pintadas por Leonardo da Vinci no século XV não possuem o mesmo valor, assim como um card colecionável de algum atleta importante ou uma medalha comemorativa. Neste caso, falamos de artigos únicos, não replicáveis com valor próprio. Estes são exemplos de tokens não fungíveis, ou NFTs.

 

 

E COMO OS NFT GAMES ESTÃO REVOLUCIONANDO O MUNDO DOS JOGOS?

 

  • Propriedade real

Como mencionado acima, os jogos com base blockchain permitem que os jogadores tenham propriedade permanente e controle total sobre seus ativos dentro do jogo, que quase sempre é representado por este token NFT exclusivo, como os tokens ERC-721 da rede Ethereum.
Estes ativos podem ser cartões, skins, equipamentos, personagens, recompensas etc. O grande diferencial é que independentemente do tipo de ativo, todos eles existem na forma destes tokens de blockchain, que são mantidos pela rede distribuída e podem ser negociados livremente entre qualquer pessoa sem a necessidade de um controlador ou intermediário.

 

  • Mercados descentralizados

As empresas de jogos têm o poder de manipular as frequências de drop (probabilidade de conseguir as recompensas) e a economia dos seus jogos. Eles também podem remover ou vincular itens do jogo, impedindo a negociação entre os jogadores.

Já os jogos NFT permitem a criação de mercados autônomos e descentralizados. Isso elimina a necessidade de confiança entre os jogadores, já que a confiança está na rede blockchain. Todos os jogadores podem comprar, vender e negociar livremente seus ativos no jogo, criando também resistência à qualquer tipo de censura.

 

  • Pagamentos simplificados

As blockchains e os contratos inteligentes têm o poder de reduzir taxas e acelerar transações financeiras. Eles podem facilitar todos os tipos de pagamentos, não apenas para negociações entre jogadores (peer-to-peer), mas também entre jogadores e desenvolvedores ou mesmo entre plataformas de jogos diferentes.

 

  • Ambiente de jogo justo

A maioria dos sistemas em blockchain são open source, (ou código aberto), desenvolvidos de forma distribuída e transparente. Desta forma, a novas implementações e mecânicas do jogo só pode ser alterada se a maioria da rede estiver de acordo. Por serem distribuídos, os sistemas são blindados de hackers e trapaceiros, pois não existe um ponto único de falha.

 

  • Poder na comunidade

Quando um jogo existe em um servidor centralizado, os desenvolvedores podem encerrar o jogo ou abandonar o projeto a qualquer momento. Com a blockchain, os jogadores podem continuar jogando, ou mesmo elegerem novos desenvolvedores, mesmo que os desenvolvedores originais abandonem o jogo. Enquanto a rede blockchain continuar funcionando, o jogo permanecerá vivo.

 

 

CONCLUSÃO

A tecnologia blockchain chegou para revolucionar vários segmentos e mudar completamente a forma com que a humanidade lida com a confiança. Se antes era preciso um governo ou uma grande organização, agora a confiabilidade está no protocolo, está na criptografia. Isso descentraliza o poder e o transfere para a comunidade.

A indústria de games é a principal no segmento de entretenimento e movimenta dezenas de bilhões de dólares todos os anos. Se em uma década vimos uma revolução do setor por conta dos jogos mobile (para celular), veremos algo ainda maior com os jogos NFT.

A blockchain fornece melhorias significativas para jogadores e desenvolvedores, especialmente em relação à descentralização, transparência e interoperabilidade. Não se trata apenas de uma tecnologia inovadora, ela vai muito além, quebra paradigmas, é algo disruptivo.

Já que estamos diante do nascimento de uma nova era dos games, a questão não é se você vai participar, mas quando isso vai acontecer 🙂